terça-feira, 19 de janeiro de 2010

História do Ballet



Balé, Ballet ou Balê, não importa como é chamado, é o nome dado a um estilo de dança e a sua performance. O termo deriva do italiando ballare que significa bailar.Os princípios básicos do ballet são: postura ereta, uso dos en dehors (rotação externa dos membros inferiores), verticalidade corporal e simetria.
O Ballet é a dança mais complexa que existe. Seus movimentos que não se limitam somente ao chão, exploram também o ar em saltos surpreendentemente belos. O preparo necessário para a execução de cada movimento, deve-se a um alongamento intensivo diariamente, e a graciosidade de cada bailarino(a) misturadas à força, é o que dá toda a grandeza dessa arte doce e forte.
Existem três estilos de Ballet: o ballet romântico, o clássico e o contemporâneo.
  • Ballet Romântico - é um dos tipos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do ballet. Como exemplos podemos citar: 'Giselle', 'La Fille Mal Gardèe' e 'La Sylphides'.
  • Ballet Clássico - é o mais comum atualmente e na época em que foi descoberto, o virtuosismo dos passos encantava toda a plateia. Como exemplos podemos citar: 'O Lago dos Cisnes' e 'A Bela Adormecida'.
  • Ballet Contemporâneo - pode também ser chamado de ballet moderno, e ainda preserva o uso das sapatilhas de ponta usadas nos outros dois estilos. Ele dá mais ênfase aos movimentos corporais, dando maior liberdade aos bailarinos(as). Como principal exemplo podemos citar: 'George Balanchine', em Nova York, com belíssimas coreografias como: 'Serenade', 'Agon' e 'Apolo'. 
Para finalizar, afirmo que o ballet é a arte da vida e esta é a história dele.

Um comentário:

  1. Olá minha chará =]

    Gostei do seu blog e irei acompanhar sempre, pois se a primeira postagem já foi legaal, imagine as próximas (sou sua seguidora também)... Dá uma olhada no meu blog: www.portaldaisabela.wordpress.com

    ResponderExcluir